Saiba como incorporar o militarismo ao seu guarda-roupa

20/03/2013 às 14:193 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Amanhã o calendário marca o início do outono, mas a data não impediu que o friozinho chegasse a muitas cidades brasileiras. Junto com as temperaturas mais baixas chegam tendências que devem deixar a estação ainda mais bonita e aquecida.

Entre elas está o militarismo, também chamado de “army” por ter como referência os uniformes dos soldados que serviam durante o período da guerra. Tradicionalmente masculino, o estilo foi sendo modificado e aos poucos encontrou espaço no guarda-roupa feminino.

Para conhecer melhor a tendência e saber como incorporá-la ao seu dia a dia, o TodaEla conversou com a consultora de imagem pessoal e corporativa Patricia Nerbass que explica quais são as cores, as peças e as combinações que vão deixar o seu inverno muito mais cheio de estilo.

Leia também:

Os elementos básicos do militarismo

Olivia Palermo, Katy Perry, Kim Kardashian e Lana Del Rey desfilam peças de estilo militar.
Crédito: Reprodução/oliviapalermo.com, thestylerawr.com, stylebistro.com e graziadaily.co.uk

Patricia Nerbass começa explicando que a tendência se popularizou nas passarelas internacionais e, desde então, foi possível encontrar diversos itens de vestuário masculino e feminino que seguiam o estilo. Entre as peças, a especialista cita que bermudas, shorts, calças, blusas, blazers, gravatas, botas e acessórios são as principais opções para quem busca o estilo.

A tendência também tem uma cartela de cores bastante particular. A consultora de imagem ressalta que as nuances são sóbrias e seguem tons de verde, cáqui, marrom, cinza e preto. A estampa camuflada também faz parte da tendência e deixa qualquer peça com um toque militar. Entre os detalhes, Patricia explica que a modelagem militar expressa força e, por isso, é representada por ombreiras imponentes, detalhes dourados e peças em grandes proporções.

Mas nenhum desses elementos representa uma regra. Assim como outras tendências, o estilo militar aparece com uma cara nova a cada temporada. “A tendência militar tem sido repaginada e aparece hoje de diversas formas – combinada com cores suaves ou mais intensas, em formas delicadas ou maiores e misturada a outras estampas, garantindo um amplo leque de opções para diferentes estilos”, explica a consultora.

Apesar de ser mais explorado no inverno – por causa das peças mais pesadas e cores sóbrias –, é importante lembrar que o militarismo também é a cara do verão. Camisas, macacões, shorts e bermudas combinam perfeitamente com o estilo e podem ser usados nos dias mais quentes.

Como montar a produção

O militarismo nas ruas com Olivia H., Adenorah M., Ariadna M. e Alana R.
Crédito: Reprodução/lookbook.nu

É fundamental ter em mente que a origem do estilo está nas peças masculinas. Muitas vezes, isso significa que o corte, o modelo e os tecidos de determinadas peças não trarão a delicadeza das roupas femininas. Ainda, a combinação de vários itens do mesmo estilo pode resultar em um visual estranho e praticamente literal.

A dica da consultora de imagem Patricia Nerbass para dar um toque de delicadeza à tendência é procurar peças exclusivas do guarda-roupa feminino, como colares, blusas com decote, saias e salto alto. Cortes mais ajustados ao corpo ainda vão ressaltar as formas femininas e representar uma ótima opção de combinação.

“Quem se identificou com a tendência militar, mas busca uma certa discrição na combinação, pode escolher usá-la em acessórios ou detalhes menores. Já quem está em busca de uma peça-destaque pode optar pela estampa camuflada em casacos ou calças”, explica a consultora de imagem.

Quando for montar a sua produção, fique atenta para a parte do corpo que chamará mais a atenção com a tendência. “Saiba que quando a tendência militar é representada por vários tons – como na estampa camuflada –, a parte do corpo em que é usada terá destaque, portanto escolha peças estampadas para evidenciar os pontos que mais gosta e deseja chamar a atenção”, ressalta Patricia Nerbass.

Na hora de se vestir, é preciso buscar o equilíbrio. A dica da especialista é escolher uma peça de inspiração militar e combiná-la com outros itens de diferentes características, permitindo que a peça-tendência seja o destaque da sua produção. Outro conselho fundamental é evitar usar mais de uma referência no mesmo look. “Uma peça costuma ser suficiente para atualizar o visual sem excesso”, finaliza a consultora.

Nos pés, os sapatos tipicamente femininos ajudam a equilibrar a produção, por isso, sapatilhas ou saltos altos são ótimas opções para complementar um look militar.

Inspire-se!

Se você gosta do estilo militar, mas não sabe muito bem por onde começar, confira a galeria abaixo. Preparamos um guia de compras com roupas e acessórios que podem servir de inspiração para você entrar de cabeça na tendência:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: