Você sabe como conquistar a confiança de uma pessoa?

13/07/2017 às 04:532 min de leitura

1 – Mostre que reconhece o valor da outra pessoa

Não estamos falando de fazer elogios simplistas, até porque isso qualquer um pode fazer, mas sim de demonstrar, na prática, que você reconhece o quanto a pessoa pode agregar à sua equipe na hora de desenvolver um projeto para o trabalho, por exemplo.

Encontre uma forma de mostrar isso, seja na hora de direcionar uma tarefa ou na hora de dar voz à pessoa durante uma reunião – o importante é que ela sinta que você reconhece o valor dela. A partir daí, ela passará a se sentir conectada a você.

2 – Conte uma história pessoal

Quando você conta uma história pessoal sua, algo que marcou sua infância de maneira positiva e/ou divertida, a pessoa acaba tendo a sensação de que tem um nível de intimidade diferente com você, que vai além do que o que você tem com as outras pessoas do escritório. Saber de algo íntimo, ainda que superficial, e que envolva sua vida pessoal e membros da sua família é, certamente, uma maneira de conseguir a confiança de alguém.

3 – Crie um envolvimento

Para fazer com que alguém confie em você, é preciso sair da superficialidade e buscar entender que razões estão por trás das atitudes que aquela pessoa costuma tomar. É preciso demonstrar interesse real e entender os pontos de vista dessa pessoa e, assim, desenvolver empatia por ela.

Faça perguntas, busque entender o que houve, como aconteceu, o que a pessoa viu, o que ouviu, o que acha que é verdade. Não se deve discutir, interromper ou demonstrar dúvida enquanto ela estiver falando. Quando alguém se sente ouvido e compreendido, a confiança é construída com muito mais facilidade.

4 – Tenha cuidado, no entanto

Todo esse processo de construção de confiança libera uma substância no cérebro chamada oxitocina, que é um hormônio que nos ajuda a construir laços com outras pessoas.

É importante prestar atenção e ter cuidado, no entanto, porque além de criar confiança a oxitocina também cria inveja, e isso nunca é bom. A confiança é algo difícil de administrar, e você precisa ser inteligente e buscar não fazer com que a pessoa o veja como alguém grandioso demais ao ponto de ela querer puxar o seu tapete.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: