Casais que bebem com moderação têm menos chance de divórcio

14/02/2013 às 16:362 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Se você gosta de beber doses generosas de cerveja, fique atenta: o costume de ingerir muito álcool pode prejudicar o seu relacionamento. Uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública divulgada nesta semana descobriu que quanto mais bebida alcoólica o casal consome, maior a chance de divórcio.

Para não favorecer a separação, os dois devem beber moderadamente e em quantidades compatíveis. A conclusão surgiu depois da análise do comportamento de 20 mil casais que bebiam com moderação e tiveram a menor taxa de divórcio: apenas 5,8% deles passaram a viver sozinhos depois de um tempo.

A maior taxa de separação (26,8%) ficou com os casais em que a mulher bebia excessivamente e o homem quase não ingeria álcool. Na situação contrária (o homem que bebe mais que a parceira), a taxa cai aproximadamente pela metade (13,1%), mostrando que neste aspecto elas podem ser mais tolerantes.

Em entrevista ao Daily Mail, os pesquisadores explicaram ainda outros motivos para o fato de a mulher beber em excesso ser tão prejudicial para o casamento. Segundo eles, o sexo feminino é mais afetado pela bebida, fazendo com que elas passem por situações mais constrangedoras quando estão sob o efeito do álcool.

As outras causas apontadas soam até machistas. Para os especialistas, o hábito de beber entre mulheres é menos aceito pela sociedade e interfere mais na vida familiar, já que elas acumulam o papel de mãe, que envolve a educação dos filhos.

Leia também:

Deixando os aspectos sociais de lado, a pesquisa constatou ainda que quando ambos bebem em excesso a chance de divórcio também é alta (17,2%). Assim, para evitar a separação, o melhor seria beber menos, sempre em quantias parecidas.

O estudo será divulgado oficialmente na edição de maio de 2013 da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. Vale lembrar que essa não é a primeira pesquisa que tenta desvendar a influência do álcool nos relacionamentos. Em 2011, especialistas da Universidade de Missouri revelaram que casais que bebem juntos têm mais intimidade e brigam menos. Para ler mais sobre essa pesquisa, clique aqui.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: