Mulheres inteligentes são mais atraentes para os homens – mas nem sempre

23/11/2015 às 11:272 min de leitura

Um estudo recente, conduzido por um trio de psicólogos americanos das universidades americanas de Buffalo, Texas e da Universidade Luterana da Califórnia, mostra que homens preferem mulheres mais inteligentes – só que em situações e momentos específicos. Lora Park, responsável pela pesquisa, diz que os homens afirmam gostar de um perfil feminino de forma abstrata, sem conhecer alguma mulher daquele jeito, mas, quando conhecem, percebem que há uma grande diferença.

Isso significa que os homens afirmam gostar de mulheres mais inteligentes, mas quando conhecem uma e percebem que ela é tão ou mais inteligente que eles, sentem-se ameaçados e tendem a mudar de opinião, preferindo as que se comportam de forma mais passiva.

Essa distinção foi colocada na pesquisa de Park como a diferença entre a inteligência verdadeira e a abstrata: "Percebemos que os homens preferem mulheres que são mais espertas que eles em situações psicologicamente distantes. Eles tendem a colocar suas preferências ideais em mulheres que são hipotéticas ou imaginárias, mas, na vida real, eles acabam se distanciando ou se sentindo menos atraídos quando percebem que a mulher é mais inteligente", explicou.

Um problema dos homens ou de todas as pessoas?

Um dos principais aspectos que devem ser considerados é que o estudo levantou apenas a atração de homens com relação às mulheres. Pode ser que o fato de sentir-se ameaçado ao perceber que alguém é tão (ou mais) inteligente que você possa acontecer com qualquer pessoa, independente do gênero. "Nós apenas levamos em conta os homens em um contexto de encontros amorosos", disse Park.

Foram seis etapas de estudo feitas com 650 homens adultos. Alguns deles tiveram acesso apenas a diferentes perfis de mulheres, outros esperavam que fosse acontecer algum tipo de encontro e outra parte conheceu de fato as moças.

Nesse caso, a Dra. Park explica que, em cada caso, a intensidade da atração é determinada por quão inteligente a pessoa é em relação a você e quão próxima ela está. É uma espécie de relação de domínio: se você não se importa em dominar a relação, você não vai se sentir ameaçado. Por outro lado, se considera algo essencial, a tendência é preferir que as pessoas inteligentes fiquem longe.

A inteligência torna alguém mais atraente? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: