30 dicas simples para ser mais feliz

04/04/2016 às 08:136 min de leitura

1 – Desenhe e pinte alguma coisa

Você não precisa ser um artista nato para colorir alguns traços em um papel branco. Eu mesma uma vez desenhei uma galinha com quatro patas enquanto brincava com meu sobrinho, tamanho é o meu talento e a minha noção artística – e olha que minha mãe criava galinhas, eu sabia como elas eram. Se sua galinha tiver quatro patas, aproveite e já pinte cada uma delas de uma cor diferente. E não se esqueça das nuvens coloridas e do céu verde.

Todos temos um lado artístico.

2 – Vá a um show

Poucos lugares têm tanta energia boa concentrada quanto um show, e melhor ainda mais se você é do tipo que vai saber berrar todas as músicas. É libertador, revigorante e, certamente, um bom jeito de fazer com que você fique feliz. A dica aqui é não passar o show inteiro com o celular na mão, filmando cada música: além de não aproveitar o show integralmente, depois você vai ver que as imagens ficarão ruins e que o som das gravações será basicamente o das pessoas gritando ao seu lado.

O importante é pular e gritar

3 – Coma uma barra de chocolate inteira

Porque de vez em quando pode.

Deu vontade, né?

4 – Faça refeições em família

E deixe o celular de lado, de preferência. Aproveite o momento para contar e ouvir histórias das únicas pessoas que estão e estarão realmente sempre ao seu lado.

Lembrando que existem vários tipos de família e é preciso respeitar todos eles

5 – Faça algo legal para alguém

Vale de tudo: de pequenos mimos e bilhetinhos deixados em cima da mesa do seu melhor colega de trabalho a surpresas mais elaboradas, que envolvam jantares, passeios e afins. O legal é fazer algo bacana por alguém, sem que esse alguém suspeite.

Ser legal é legal

6 – Veja o nascer e o pôr do sol

Nada supera a natureza em termos de beleza, e não é de se estranhar que algumas pessoas aplaudam esses momentos.

Aprecie sem moderação

7 – Escute músicas boas

Faça uma playlist com as músicas que mais deixam você feliz e não economize: as escute sempre que puder – no trabalho, em casa, no carro, no busão (mas com fones, por favor), durante aquela caminhada no parque...

Insira sua música favorita neste GIF

8 – Leia um bom livro

Se você já nem se lembra da sensação de abrir um livro e começar uma nova leitura, talvez precise da indicação de alguém, e para isso servem amigos, professores, colegas do trabalho... Eu, por exemplo, indicaria “O Oceano no Fim do Caminho”, do Neil Gaiman.

"-Ah, não. Ele vive"

9 – Vá a algum lugar novo em meio à natureza

De novo ela, a natureza. Qualquer um que já tenha passado um tempinho em um parque ou um dia inteiro chafurdando em uma cachoeira entende que a natureza faz bem, sim. Conheça novos pedaços dela: vale parque, bosque, praia, montanha, lago, jardim, árvore de jabuticaba.

<3

10 – Trabalhe como voluntário

Fazer coisas boas de graça a pessoas que precisam de ajuda faz bem para todos os envolvidos. Sempre.

Fazer o bem é uma boa

11 – Repare nos passarinhos

São criaturas minúsculas que nos humilham graças à habilidade majestosa de voar, que cantam sem precisar se preocupar com a plateia, que beijam flores e outras plantas, que veem tudo por várias perspectivas e são leves em todos os aspectos. Dá para aprender bastante com os passarinhos.

Lindeza

12 – Comece um bom hábito

Vale desde arrumar a cama todos os dias até começar a comer mais frutas, tomar mais água e menos café. Aos poucos, dá para fazer tudo isso.

Seja tipo este gato: tome muita água e encha o mundo de fofura

13 – Aproveite o seu prato favorito sem culpa

O segredo que você vai aprender em qualquer programa de reeducação alimentar não é nunca mais na vida comer chocolate, por exemplo, mas reduzir a porção, melhorar a qualidade (escolher um produto com 70% de cacau) e comer só de vez em quando. Aprendendo isso, quando quiser comer, coma sem culpa e seja feliz.

Comer é bom, afinal de contas

14 – Plante alguma coisa

Salsinha, cebolinha, alface, margarida, pé de laranja. Apenas plante e aprenda um pouquinho sobre jardinagem – internet está aí para isso também. Mexer com terra é terapêutico.

Porque natureza às vezes parece bruxaria

15 – Medite

Há três anos eu trabalho no Mega Curioso, e há três anos eu leio e escrevo sobre meditação em alguns textos, sem nunca ter sido capaz de meditar na vida. Depois de tanto tentar, ler e pesquisar sobre o tema, finalmente tenho conseguido esvaziar a cabeça de vez em quando. É libertador, e você tem a sensação de que seu corpo está em sintonia com o ar à sua volta, com os raios de Sol, com tudo.

Inspira. Expira. Inspira. Expira

16 – Procure um velho amigo

Entrar em contato com alguém com quem você não fala há alguns anos pode ser uma experiência divertida – eis algo que fiz recentemente e recomendo.

\o/

17 – Cozinhe alguma coisa

Qualquer coisa. De bolo de cenoura a pão com ovo. Importa é ir para a cozinha.

Ficando "comível", tá valendo

18 – Faça um piquenique

Quando foi a última vez que você comeu qualquer coisa em um parque? Talvez esteja na hora de programar algo assim com seus amigos – só não vale deixar sujeira na grama, hein!

Parece coisa de desenho, mas dá para fazer na vida real

19 – Jogue alguma coisa

Não estamos falando de Zelda, embora video games sejam ótimas opções de entretenimento. Se houver um local adequado, reúna um grupo de amigos para jogar vôlei, tênis, futsal, queimada, peteca. Movimente-se ao lado de pessoas que fazem bem para você.

Só é importante tomar precauções para evitar acidentes

20 – Dance

Eu e o Diego Denck, que também escreve para o Mega, somos amigos de infância e moramos juntos. Um dia desses, ele chegou em casa e me flagrou dançando sozinha na sala – começou a tocar “Macarena”, não sou obrigada a não dançar. Então vale tudo: desde a sala da sua casa até a balada de sábado à noite.

Solta o som!

21 – Veja vídeos engraçados no YouTube

Nem precisamos dizer por que isso faz bem, é óbvio demais.

E sempre salve os melhores nos favoritos

22 – Faça alguma atividade física

Ok, isso pode ser um fardo para muitas pessoas – inclusive eu –, mas a verdade é que mexer o corpitcho faz bem à saúde e à mente, por vários motivos. O segredo é escolher aquilo que você mais gosta – ou menos odeia: academia, yoga, caminhadas, aulas de dança, hidroginástica etc.

Tem que se mexer

23 – Faça alguma coisa que traga sua infância de volta

Para mim, é reler algum livro da série Vaga-Lume ou assistir a “O Fantástico Mundo de Bob”, “Confissões de Adolescente” ou “Anos Incríveis”.

Esse desenho <3

24 – Faça alguma coisa para alcançar aquilo que você sempre quis

Todo mundo tem aquele grande sonho, mas nem todo mundo faz o que é preciso para alcançá-lo. Estude, aprenda a tocar violão, comece a publicar os desenhos incríveis que você faz, escreva.

Trabalho duro

25 – Aprenda a agradecer

Estamos mais acostumados a reclamar do que dá errado e a guardar rancor de pessoas estúpidas do que a agradecer às pessoas que são legais conosco de alguma forma. Comece a agradecer, portanto – por mensagens, bilhetinhos ou mesmo pessoalmente –, quem você acha que fez algo legal pela sua vida: amigos, familiares, professores, colegas de trabalho, vizinhos.

Agradecer é fundamental

26 – Seja mais organizado

É desafiador, mas compensa. O ambiente à sua volta interfere, e muito, no modo como você se sente. Eu, que cresci com dificuldades quase sobre-humanas de arrumar meu quarto, ainda não consigo mantê-lo como um santuário impecável, mas não deixo que a desordem se transforme em caos – pelo menos não mais.

O que funciona é separar 5 minutinhos – sim, só isso – todos os dias para colocar algumas coisas em ordem. Meu próximo objetivo: ter uma roseira em miniatura na estante da TV – acho quarto com flor o suprassumo da organização e da lindeza. Até lá: fé, força e foco.

Arrumar pode ser divertido - ok, geralmente não é, mas pode

27 – Vá a uma sessão de massagem

É relaxamento instantâneo garantido – para o corpo e para a mente.

Tem quem não goste?

28 – Olhe para as estrelas

Parece clichê, e talvez até seja, mas dedicar um tempo da sua vida para olhar para o céu em uma noite estrelada é algo que vai fazer sua mente vagar e, por consequência, deixar você feliz. Se falta inspiração na sua vida, eis uma boa e poética maneira de consegui-la.

Coisa mais linda!

29 – Faça uma viagem de carro

Se você ainda não tem um carro para chamar de seu, convide aquele amigo que tenha e proponha uma viagem sem rumo, com música boa e paradas em lugares bonitos, pousadas interessantes, cidades minúsculas e desconhecidas. Essa dica, obviamente, envolve algum investimento financeiro, e se esse for o problema, talvez esteja na hora de você começar uma poupança para isso. Planejar também é divertido.

Assistir "Quase Famosos" também está liberado.

30 – Dê uma chance à arte

Vale de tudo: desde ir a museus e galerias até pegar aquela sessão de cinema independente que está acontecendo na sua cidade. Admire com calma e sem preconceitos os quadros, as esculturas, as fotografias e tudo o que foi feito por um artista – essas pessoas têm visões incríveis de mundo.

Museus não mordem. Dá para ir sem medo =)

***

O que mais deixa você feliz? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: