4 hábitos que podem melhorar a sua vida em todos os sentidos

29/12/2017 às 04:003 min de leitura

É extremamente normal que, de tempos em tempos, tenhamos a vontade de mudar alguns aspectos de nossas vidas. Nesses momentos, buscamos conselhos, leituras, inspirações e qualquer coisa que possa auxiliar de alguma forma. O Pick The Brain reuniu uma série de pequenas mudanças que podem ajudar você a dar uma guinada positiva em sua vida.

A questão gira em torno, basicamente, de alguns hábitos e comportamentos que, uma vez adquiridos, nos aproximam de nossos objetivos e nos fazem enfrentar os obstáculos sem tantos problemas. Os hábitos-chave que você vai conhecer a seguir foram explorados por Charles Duhigg em seu livro “O Poder do Hábito”.

Basicamente, hábitos-chave são atitudes que, quando tomadas com frequência, melhoram nosso desempenho de modo geral, o que inclui uma melhor função mental, física, pessoal e profissional. Por que isso acontece? Porque são hábitos que tendem a se transformar em uma bola de neve, formando uma reação em cadeia que pode levar você ao sucesso. Ficou curioso? Então confira a seguir que hábitos são esses:

1 – Atividades físicas

Pois é, a gente já começa com a parte que faz muitas pessoas torcerem o nariz. A verdade é que mexer o corpo faz bem em inúmeros aspectos e você já deve saber disso. Quando uma pessoa pratica qualquer atividade física, ela se sente renovada, cheia de energia e com mais autoconfiança. O problema, a gente sabe, sempre é começar. Porém, se você conseguir fazer esse esforço inicial, depois vai acabar gostando.

Vale tudo: academia, natação, caminhadas, aulas de dança...

2 – Alimentação

A sua dieta é o fator mais importante em termos de saúde, mas o exercício veio em primeiro lugar porque, como estamos falando de uma reação em cadeia, a partir do momento em que uma pessoa começa a se exercitar regularmente, é quase automático que ela reavalie a qualidade de sua alimentação.

Comer melhor vai fazer com que você se sinta melhor em vários aspectos. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e pobre em gordura e açúcar é algo que promove melhoras em diversos aspectos: desde aparência física até bom humor e produtividade.

Deu fome?

3 – Sono

Pense bem: você passa 1/3 de sua vida dormindo, então é óbvio que dormir é uma atividade importante para a sua saúde e o seu bem-estar. Preocupar-se com a qualidade do seu sono é algo que deve ser prioridade, e olha só como é verdade essa coisa da reação em cadeia: dormimos muito melhor quando nos exercitamos e quando temos uma alimentação balanceada.

Na hora de ir para a cama, coloque o celular de lado, não durma com a TV ligada e deixe seu quarto o mais escuro possível. Nosso corpo precisa de escuridão para liberar o hormônio que nos faz dormir bem, então invista em cortinas que bloqueiam a entrada de luz e em máscaras de olhos, se for preciso. Nada de bebidas estimulantes antes de ir para cama, e dormir de estômago cheio também não é um bom negócio, então aposte em uma ceia leve.

Dormir bem pode ser um ótimo remédio para quem sofre de ansiedade ou depressão e ainda para quem está com o humor desregulado, com muita irritação e cansaço.

Dormir bem faz bem ;)

4 – Amor próprio

Se você não tiver amor próprio, fica realmente difícil mudar sua vida e conquistar novos objetivos. Amor próprio significa, basicamente, compreender suas próprias necessidades, respeitá-las, aceitá-las e se colocar como prioridade. Às vezes pensamos tanto nas outras pessoas que, quando começamos a pensar em nós mesmos, sentimos culpa.

Acontece que, se você não estiver bem, se não cuidar da pessoa que vê diante do espelho e se não amá-la com todas as forças, dificilmente você conseguirá ânimo, coragem e determinação para enfrentar os desafios da vida. Deixe de lado a mania de se comparar com as outras pessoas, não deixe que o fato de não ter um “corpo perfeito” impeça você de amar o corpo que tem e estampe sempre seus pensamentos com otimismo. Fazer o contrário é perder tempo e energia.

Uma vez que você deixar de se importar com a opinião alheia, parar de se criticar tanto e de se cobrar tanto, a sensação que virá vai ser de alívio e de autoconfiança. Tente e veja como é verdade.

=)

***

Obviamente, existem mais hábitos saudáveis que você pode praticar para ter uma vida cheia de conquistas e mudanças positivas. Além do mais, vale sempre lembrar que essas informações e dicas não resolvem a sua vida – o que resolve mesmo é colocar tudo isso em prática. Aliás, falando nisso, nos conte: o que você incluiria nessa lista de hábitos saudáveis? 

*Publicado em 14/6/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: