Qual a origem do hashi?

07/12/2013 às 03:491 min de leitura

Os hashi, popularmente conhecidos como pauzinhos ou palitinhos, são aquelas varetas que muitos países da Ásia (como Japão, China, Vietnã e Coreia) utilizam para comer diariamente suas refeições. Pode parecer um tanto estranho para os ocidentais comer com os hashi ao invés dos práticos talheres, porém o costume tem origem milenar e faz parte da cultura oriental como um todo.

Estima-se que eles foram criados há quatro mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos (especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam). Porém, somente 1500 anos depois que eles foram aderidos como um auxílio no momento de comer.

Mas por que comer com pauzinhos?

Com o aumento contínuo da população nos países asiáticos, os recursos naturais se tornaram gradativamente mais escassos. Sendo assim, as próprias comunidades e vilarejos deveriam produzir seus alimentos. Consequentemente, pedaços menores de comida eram distribuídos e comercializados, exatamente do tamanho que poderiam ser comidos com os pauzinhos. Depois desse período difícil, mesmo com alimentos para toda população o costume do hashi foi mantido.

Em parte, esse pensamento foi reforçado pelo filósofo chinês Confúcio, que viveu 500 A.C. Confúcio foi um forte pregador do vegetarianismo e nunca permitiu facas no momento de alimentação, algo que foi muito difundido pelos países asiáticos. Contudo, os países possuem suas diferenças no uso dos pauzinhos, por mais que sejam bastante pequenas.

Por exemplo, originalmente no Japão eles só eram utilizados em cerimônias religiosas, costume que foi adaptado há muito tempo. Além disso, os pauzinhos fazem todo sentido na culinária japonesa, que é composta diariamente por macarrão e peixes cortados em pequenos pedaços, como o sushi e o sashimi.  

Os primeiros hashi eram comumente feitos de bambu, porém com o tempo outros materiais foram empregados, especialmente em famílias nobres do Japão e da China. No caso dessas famílias, os pauzinhos de prata ou de outros materiais mais elaborados eram comuns. Hoje, já é fácil encontrar um  hashi que seja feito de plástico. Então, que tal passar um restaurante oriental e comer algo? Ou você prefere os talheres ocidentais?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: