Você já escreveu sua cartinha ao Papai Noel este ano? Saiba, entretanto, que o Bom Velhinho pode não visitá-lo em dezembro. E nem “nunca mais”: o escritório oficial do lendário benfeitor, que fica na Lapônia, região norte da Finlândia, está prestes a declarar falência. E você achando que a crise era apenas aqui no Brasil, não é mesmo?

O colapso na sede oficial do Papai Noel começou a se estabelecer quando os turistas da Grécia, Itália e Espanha pararam de visitar o local, por conta da situação econômica instável em seus países. Mas quando até os russos deixaram de frequentar o ponto turístico, a coisa ficou realmente feia. Eles são considerados os maiores e melhores visitantes da casa do Papai Noel, que agora acumula uma dívida de 200 mil euros – o equivalente a R$ 827 mil!

Jarmo Kariniemi, diretor da Dianordia Oy, que administra o escritório  do Papai Noel, disse que precisa arrecadar essa grana toda até semana que vem, para que não precise fechar o local e demitir os cerca de 20 funcionários. Até o ano passado, cerca de 300 mil pessoas visitavam anualmente a casa do Bom Velhinho em busca de uma foto oficial com ele.

Mensagem de apoio postada pelo "próprio" Papai Noel

O próprio Papai Noel “em pessoa” publicou uma mensagem em seu Facebook oficial tentando acalmar as crianças (e os adultos) de todo o mundo. “Apesar da notícia atual, vamos manter o sorriso e trabalhar para um futuro melhor”, diz a mensagem publicada na última quinta-feira (20). Até mesmo um financiamento coletivo foi criado para tentar salvar o Natal, mas em cinco dias arrecadou apenas mil euros – ou nem 1% da meta de 400 mil para manter a casa em funcionamento. Você pode contribuir clicando aqui.

Pelo jeito o Grinch e outros monstros natalinos estão virando o jogo neste ano. Mas vamos torcer para que isso seja contornado, não é mesmo? Ou você já imaginou ficar sem o Natal?

O que você faria se o Natal acabasse? Comente no Fórum do Mega Curioso