Não é novidade que a prática de lavar as mãos antes de fazer uma refeição é recomendada, mas, como nem sempre o perigo é visível a olho nu, muitas pessoas acabam pulando essa parte da higiene, achando que, se a mão não aparenta estar suja, não precisa ser lavada.

Para mostrar que é preciso, sim, manter o hábito mesmo quando tudo parece limpo, a professora Courtney Lee Simpson, de Oak Ridge, no Tennessee, EUA, resolveu fazer um experimento que mostrou a seus alunos a importância de manter as mãos limpas antes de comer.

O método que ela usou para ensinar seus alunos foi compartilhado no Facebook, e a publicação acabou viralizando. Simpson explicou que, para começar o experimento, ela usou três fatias de pão: uma de controle, uma limpa e outra suja.

Diferença

pão mofado

A peça de controle foi embalada com a professora usando luvas; a fatia limpa foi guardada depois de ela lavar bem as mãos; e a fatia suja foi guardada depois de passar pela mão de cada aluno.

Com o passar do tempo, a fatia suja começou a apodrecer, ficando verde e mofada – em comparação com as outras fatias, essa estava muito pior. A professora explicou que crianças aprendem melhor assim, quando conseguem enxergar de verdade o que é ensinado. O bacana desse experimento é que, depois de ver as fotos, muito marmanjo vai começar a lavar as mãos antes de comer também.