Por que, afinal, os cupins adoram madeira?

01/08/2018 às 14:002 min de leitura

Se você nunca teve um móvel de madeira qualquer atacado pelos — malditinhos — cupins, certamente conhece alguém que teve que travar uma verdadeira batalha para dar fim nos danados. No entanto, você sabe o motivo de esses insetos terem um gosto tão peculiar?

Monstrinhos famintos

Mas, antes de descobrir, deixe a gente compartilhar algumas curiosidades interessantes sobre os cupins! Você sabia que eles surgiram no planeta há pelo menos 50 milhões de anos, o que significa que essas criaturas conviveram com algumas espécies de dinossauros?

Colônia de cupinsOlha os danados aí! (Phys Org/Jan Šobotník)

Além disso, sabia que, atualmente, os cientistas catalogaram quase 3 mil espécies diferentes dessas criaturas, e que elas, apesar da aparência, são “parentes” mais próximas das baratas do que das formigas? E sabia ainda que os cupins podem ser encontrados em qualquer lugar do planeta — onde o solo não congele no inverno? E tem mais: esses bichinhos são insetos sociais que vivem em colônias imensas, que podem somar mais de 15 milhões de indivíduos!

Devoradores de madeira

Agora, com relação à dieta dos cupins, eles se alimentam primariamente de celulose — que consiste em uma fibra vegetal que constitui as paredes celulares das plantas e, portanto, pode ser encontrada em grande abundância em arbustos e árvores, por exemplo. Só para você ter uma ideia, mais de 30% da composição das plantas corresponde à celulose.

Cupins atacando madeiraEles são devoradores vorazes (Nola Woman)

Como se trata de um material resistente, a celulose precisa ser digerida por uma classe de enzimas chamada celulase e, embora os organismos dos cupins não produzam essa substância, assim como ocorre com os animais ruminantes — que se alimentam principalmente de plantas —, os insetos contam fungos, bactérias e protozoários em seus sistemas digestivos que se ocupam de degradar a celulosa para eles possam absorver os nutrientes que precisam.

De modo geral, os cupins se alimentam de árvores e troncos apodrecidos que se encontram na natureza. No entanto, como esses bichinhos não conseguem diferenciar a madeira que está no meio ambiente da que foi usada para construir casas ou produzir móveis, caso se deparem com peças expostas e de fácil acesso, eles não vão pensar duas vezes antes de atacar.

E como identificar um possível ataque? Fique atento a enxames de insetos voando nos arredores e até no interior da sua casa, ao surgimento de asinhas perdidas pela residência e a móveis ou peças de madeira maciça que soam ocos. Já para evitar cair vítima de cupins, como eles curtem umidade, é importante eliminar possíveis focos, além de manter calhas e canaletas sempre limpas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: