Há 95 anos, o Vaticano se tornava um Estado. Como isso aconteceu?

10/02/2024 às 13:002 min de leitura

Conhecido por ser a sede da fé cristã mundial e a casa do Papa, o Vaticano é um dos patrimônios mais visitados e também o menor país do mundo. A sua arquitetura deslumbrante, a coleção de artefatos de valor inestimável que lá está e o significado que o local tem nas tradições cristãs atraem anualmente milhões de visitantes de todas as partes do planeta.

Porém, o que nós sabemos sobre a história da fundação dessa cidade-estado? Como é possível uma região tão pequena, que outrora fazia parte de Roma, ter adquirido independência? E como ela se tornou um símbolo do cristianismo, uma residência papal e sede do catolicismo?

A região do Vaticano

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A história do Vaticano começa na Roma Antiga, sobretudo nas margens ocidentais do rio Tibre. A área consistia em uma pequena colina quase desabitada conhecida como "Ager Vaticanus". Nela, estava incluso o espaço entre a colina do Vaticano, a colina do Janículo e o Monte Mario. Devido à sua proximidade com a cidade etrusca de Veii e às inundações que ocorreram na região devido ao Tibre, essa não era a área mais desejável para se viver em Roma.

Durante o século I d.C., Agripina, a Velha, mandou drenar a região e construir jardins ali. Quando a propriedade passou para seu filho Calígula após sua morte, este mandou construir um circo na área onde aconteciam as corridas de bigas. O obelisco que atualmente é visto na Praça de São Pedro foi trazido do Egito por Calígula para decorar seus ventos. Nero, posteriormente, foi quem concluiu toda a construção.

Ligação ao cristianismo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Durante o período romano antigo, a área do Vaticano localizava-se fora dos muros da cidade e, portanto, era um lugar onde ocorriam vários sepultamentos. Quando São Pedro foi martirizado no Circo de Nero, seu corpo também foi sepultado na mesma área em um túmulo simples, supostamente abaixo da atual Basílica de São Pedro.

A fase cristã do Vaticano começa a partir de Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma. Quando ele legitimou o cristianismo e iniciou seu programa de construção fora das muralhas romanas, ele também mandou construir a basílica sobre o local do túmulo de São Pedro em 318 d.C. Ao todo, foram necessários 40 anos para que o projeto fosse concluído. Desde então, o Vaticano tornou-se um importante local de peregrinação em Roma.

Como o Vaticano se tornou um país?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O Vaticano como o conhecemos hoje só surgiu de verdade no final do século XIX. Durante aproximadamente mil anos, os papas residiram no palácio de Latrão e, a partir de 1583, viveram no Palácio do Quirinal. Tendo Roma como sede, eles governaram diversas regiões que se espalharam pela Península Itálica, adquirindo territórios também chamados de Estados Papais.

Tudo mudou, porém, após a unificação da Itália pelo rei Vitor Emanuel II. Durante este período, o domínio dos papas sobre os territórios italianos foi questionado e muitas das propriedades da Igreja Católica foram confiscadas, incluindo o Palácio do Quirinal — que foi transformado em palácio real.

No entanto, o rei não fez nenhuma tentativa de interferir com a Santa Sé dentro do Vaticano. Assim, a Itália e a Igreja firmaram um acordo para fixarem a residência dos papas dentro dos muros do Vaticano. O conflito foi finalmente resolvido em 1929 sob o Tratado de Latrão, segundo o qual a Itália decidiu reconhecer a Cidade do Vaticano como um Estado independente, incluindo um pedaço de terra de aproximadamente 1 km² governado pelo Papa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: