Por que os pássaros cantam antes do sol nascer?

25/02/2024 às 12:002 min de leitura

Dependendo de onde você mora, o canto dos pássaros é uma das primeiras coisas percebidas assim que acorda. Isso é comum tanto entre aqueles que apreciam o som antes que as ruas se tornem mais barulhentas, quanto entre as pessoas que têm um sono mais leve e sofrem com a cantoria, sobretudo no período de acasalamento das aves.

Mas por que os pássaros começam a cantar antes mesmo do sol nascer? Há diferentes razões para isso, considerando que a depender de cada local e cenário, elas variam.

Os motivos por trás da cantoria

De tão familiar, o canto do bem-te-vi já virou meme. (Fonte: Getty Images)De tão familiar, o canto do bem-te-vi já virou meme. (Fonte: Getty Images)

Alegria? Desejo de atrair parceiras? Nem sempre. O chamado "coro do amanhecer", que pode começar a partir das 4h da madrugada e perdurar por horas, tem outro motivo para ser tão recorrente: os cantos são uma demonstração de força. Ao estabelecer domínio territorial, o som serve de alerta e evita que outros pássaros se aproximem.

E como para muitos animais não é vantajoso sair para procurar alimentos no escuro, durante a madrugada é quando as aves desfrutam da oportunidade de se comunicarem de uma forma mais efetiva. É nesse período em que o barulho de vozes, máquinas e veículos passando finalmente cessa.

Isso permite que o canto alcance maiores distâncias, sendo percebido por aqueles que estão longe. Dessa forma, os animais gastam menos energia realizando a cantoria. Mas isso não significa que eles cantem com menos vigor em outros horários.

Atraindo pássaros

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como muitos já suspeitam, é durante os períodos de acasalamento que o canto tem como uma das principais funções aumentar a visibilidade do animal e atrair parceiras. Por mais que o canto faça parte da natureza desses animais, há muitas informações que são trocadas entre os mais experientes e seus filhotes.

E ainda que cada espécie apresente suas próprias particularidades, dentro de famílias de aves, há todo um universo particular sendo cultivado com dialetos próprios. Assim, os pássaros podem compartilhar com o mundo cantos que estão sendo transmitidos há gerações, o que explica até mesmo as diferenças de sonoridade percebidas.

Para aqueles que crescem sozinhos, por outro lado, trilhar esse caminho pode ser mais difícil do que imaginamos, de modo que esses pássaros emitem sons menos refinados. E vale destacar: engana-se quem pensa que apenas os machos desempenham esse papel ativo, já que as fêmeas também cantam bastante.

Competindo por atenção no espaço urbano

O sabiá-laranjeira está entre os pássaros que os brasileiros mais se acostumaram a ouvir quando acordam de manhã cedinho. (Fonte: Getty Images)O sabiá-laranjeira está entre os pássaros que os brasileiros mais se acostumaram a ouvir quando acordam de manhã cedinho. (Fonte: Getty Images)

Da mesma forma que há espécies que simplesmente cantam ao entardecer por hábito, há pássaros que recorrem à madrugada por uma mera questão de adaptação. Por conta disso, nas grandes cidades, já tem sido percebido um fenômeno preocupante: as aves estão cantando cada vez mais cedo, como no caso do sabiá-laranjeira.

A espécie, encontrada em várias porções do país, é híbrida, ou seja: acorda de madrugada, embora seja diurna. E tal fato pode ser percebido com uma maior intensidade a partir do mês de setembro, visto que o período reprodutivo destas aves se dá ao longo da primavera e do verão.

Assim, enquanto os maratonistas de séries se preparam para dormir por volta das 3h, ou mesmo antes, às 2h da madrugada, as aves já começam a cantar. E provavelmente, assim como nós, elas gostariam de poder acordar mais tarde.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: