Trabalhadores voltam para casa nadando na Suíça

02/10/2023 às 11:002 min de leitura

A volta para casa após um dia cansativo de trabalho não costuma ser a coisa mais legal do mundo. Por mais que você esteja satisfeito de ter concluído suas obrigatoriedades, enfrentar o trânsito de uma cidade repleta de carros ou encarar um ônibus lotado no trajeto para casa costuma ser mais estressante do que o dia a dia — sobretudo durante o verão.

Porém, essa não parece ser a realidade de alguns trabalhadores da cidade de Berna, capital da Suíça. Em um vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais, é possível ver algumas pessoas flutuando pelo rio Aar e utilizando o fluxo da água como um curioso e inusitado método de locomoção

Viagem refrescante

@pubityearth Interesting and healthy way of getting home from work!?? #swim #travel #viral #earth #fyp (credit: @unravelledtravels ? original sound - Pubity Earth

Em Berna, moradores e turistas há muito tempo usam o rio Aar como meio de transporte de um canto para outro. As saídas marcadas por barras vermelhas margeiam o rio, o que significa que qualquer pessoa com um pequeno barco, caiaque ou dispositivo de flutuação pode circular por ali tranquilamente. Inclusive, pegar um barco para o trabalho costuma ser algo bastante normal na região.

O Aar é um importante riacho que vai do centro até o norte da Suíça. Ele é um afluente da margem esquerda do rio Reno, possuindo 295 km de extensão. Embora barcos possam ser vistos com certa frequência por esse trajeto, não é nada absurdo assistir pessoas se aproveitando do fluxo de água do riacho para ir nadando até algum canto. 

Em entrevista ao jornal Le News, Evelyn Schneider-Reyes, moradora da cidade, descreveu como usa o rio para locomoção durante o verão. "Eu tinha uma bolsa impermeável, onde guardava todas as minhas roupas, meu celular, carteira e sapatos. Coloquei meu maiô e nadei para casa. Eu saía do Aar em Lorrainebad, depois subia o morro por 8 minutos e já estava em casa. Do meu escritório até o Lorrainebad normalmente demorava cerca de 15 minutos na água", comentou.

Método de funcionamento

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Como dito por Schneider-Reyes, um dos pontos principais para poder viajar pelo rio Aar é contar com uma bolsa impermeável. Uma vez que esse obstáculo foi superado, só é preciso trocar de roupa e pular em uma das entradas do rio. As saídas estão marcadas por um poste vermelho ou com degraus que facilitam a entrada e saída de pedestres e banhistas.

A prefeitura de Berna, no entanto, alerta aos visitantes: como a água do rio é bem gelada, é importante que as pessoas se molhem um pouco antes de pularem de vez para evitar sofrerem um choque térmico. Porém, depois que esse procedimento é feito, a viagem costuma ser bastante tranquila.

Por conta do fluxo d'água, que permite o rio Aar ter uma velocidade continua para outra região da cidade, os banhistas nem precisam fazer força para nadar. Basta se deixar ser levado para a água e esquecer todas as suas preocupações por alguns minutos. Então, quando você notar, estará em seu destino final.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: