6 maneiras de usar inteligência artificial para conseguir um emprego

06/11/2023 às 13:003 min de leitura

Já não é segredo para ninguém que com tantas plataformas de busca de emprego, a maioria dos currículos sequer chega aos recrutadores. Com tantos candidatos para uma vaga, as empresas recorrem a sites ou mecanismos de busca para filtrar os candidatos. Ou seja, antes de chegar a um humano, seu currículo será analisado por um robô, ou seja, uma inteligência artificial (IA)

Para que seu currículo passe a ter chance de ir para a próxima fase, vários cuidados precisam ser tomados. Você precisa adaptar a sua busca por empregos para esta nova era, e, felizmente, a própria IA pode te ajudar a se destacar nesse momento. Veja 6 maneiras como a IA pode te ajudar a conseguir um emprego.

1. Padronize seu currículo

Currículos precisam ser legíveis e objetivos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Currículos precisam ser legíveis e objetivos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Evite manter currículos cheios de gráficos ou figuras. Mesmo que alguns templates funcionem bem para a visualização humana, eles costumam confundir os robôs. Portanto, mantenha seu currículo simples e com as informações importantes bem acessíveis. Várias plataformas online oferecem formas simples e efetivas de construir seu currículo.

2. Utilize palavras-chave

Seu currículo precisa se destacar para robôs antes de chegar a um humano. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Seu currículo precisa se destacar para robôs antes de chegar a um humano. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se é um robô que lê meu currículo, como deixá-lo chamativo? A resposta é uma só: palavras-chave. Qualquer companhia ou recrutador vai precisar recorrer a palavras-chave para filtrar candidatos que se adequem às vagas. E agora é a sua hora de usar a inteligência artificial a seu favor. Peça ajuda a plataformas como o ChatGPT ou a IA do LinkedIn para deixar seu currículo mais atrativo.

Lembre-se, porém, que mentir no currículo nunca é uma boa ideia. Por mais que você possa enganar um robô e passar num processo seletivo, uma mentira relativa à sua formação ou sobre seu perfil profissional certamente será descoberta nos primeiros dias de trabalho.

3. Atualize o seu LinkedIn

Redes sociais já fazem parte do mercado de trabalho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Redes sociais já fazem parte do mercado de trabalho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Atualmente, muitas das contratações têm ocorrido pela rede social LinkedIn e isto cria uma nova oportunidade para quem está procurando emprego. Muitos recrutadores, nacionais e internacionais, checam o perfil na rede antes de pensar em olhar um currículo. Por isso, mantê-lo atualizado é fundamental. Novamente você pode usar a IA, seja da própria rede ou de outras plataformas, para sugerir os melhores textos de apresentação e a melhor forma de descrever suas habilidades e sua experiência profissional.

4. Use a IA para procurar vagas e informações sobre empresas

Use a IA para encontrar a melhor vaga para você. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Use a IA para encontrar a melhor vaga para você. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se os recrutadores podem usar a IA para achar candidatos, por que os candidatos não devem fazer o mesmo? Você pode perguntar para qualquer plataforma de IA quais trabalhos se encaixam no seu perfil profissional ou emocional. Se você já tiver feito algum teste de personalidade dos mais conhecidos, pode incluir os resultados na pergunta.

Além disso, é possível perguntar sobre o perfil cultural de alguma companhia que você esteja interessado. Você pode descobrir que aquela, no fim, nem vale a pena perseguir.

5. Personalize seu envio de currículo e cartas de apresentação

Mostre o seu interesse pela vaga aos recrutadores. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Mostre o seu interesse pela vaga aos recrutadores. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Um dos grandes erros de quem está procurando emprego é enviar o mesmo currículo para diversas vagas. Atualizar seções como o objetivo ou interesse profissional, ou fazer uma carta de apresentação individualizada, é fundamental. Aqui, novamente, você pode recorrer à IA para te ajudar a escrever de maneira correta, clara e efetiva as palavras que vão te apresentar da melhor forma e que os recrutadores querem ouvir. Portanto, nada de preguiça: individualize cada envio de currículo para maximizar suas chances.

6. Aprenda a fazer as perguntas certas

Saiba se destacar na entrevista. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Saiba se destacar na entrevista. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Fazer perguntas na hora da entrevista é uma forma de se destacar da competição. A pergunta certa pode demonstrar que você fez a lição de casa e buscou informações sobre o cargo e a companhia. Você pode utilizar a IA para se preparar para uma entrevista presencial e descobrir quais são as melhores perguntas a se fazer para cada cargo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: