Como o motel surgiu e mudou de função no Brasil?

16/04/2024 às 12:003 min de leituraAtualizado em 17/04/2024 às 16:01

Um vídeo que viralizou recentemente compartilhou uma história bem inusitada: a de que os motéis brasileiros fundaram um modelo de negócios que hoje é copiado por outros países. O uso mais comum feito por aqui — para encontros sexuais — é uma invenção tipicamente brasileiros.

Por isso incrível que pareça, é isso mesmo. Os motéis brasileiros datam de cerca de 60 anos e são imitados em outros locais — em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, existem os "motéis à brasileira". Confira a seguir a real história desse empreendimento e por que o motel brasileiro se tornou tão famoso.

O surgimento dos primeiros motéis

Os motéis surgiram nos Estados Unidos na proposta de ser uma hospedagem barata na estrada. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Os motéis surgiram nos Estados Unidos na proposta de ser uma hospedagem barata na estrada. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O termo motel surgiu nos Estados Unidos e é um neologismo que une duas palavras: "motor" e "hotel". Trata-se de um tipo de acomodação barata que começou a surgir a partir dos anos 1920, e representava uma opção de baixo custo para pessoas que estivessem viajando.

Foi no Brasil que o sentido de lugar para encontro de casais começou a nascer. Os primeiros motéis desse tipo surgiram na década de 1960 no Rio de Janeiro e São Paulo, mas logo começaram a se espalhar pelo país. Eles representavam um lugar associado à libertação sexual que se levantava nessa época.

Hoje, há cerca de 5 mil motéis espalhados pelo país, que recebem cerca de 100 milhões de clientes anualmente e movimentam por volta de R$ 4 bilhões. Eventualmente, os empreendimentos passam por crises (a pandemia de covid-19 foi a última delas), mas acabam se mantendo em pé por conta da demanda.

E vale lembrar que, embora muita gente associe o uso de motéis ao sexo extraconjugal ou ao sexo pago, eles também podem representar romance e fuga da rotina para os casais.

Motéis pelo mundo

O Japão é o país com maior quantidade de hospedagens para fins sexuais. (Fonte: Tokyo Weekender/ Reprodução)
O Japão é o país com maior quantidade de hospedagens para fins sexuais. (Fonte: Tokyo Weekender/ Reprodução)

Embora eles tenham sido pensados para um uso em encontros sexuais no Brasil, há negócios parecidos em outros locais do mundo. "Não é uma jabuticaba brasileira. No Japão já tinha o love hotel. Mas esse modelo de negócio, da rotatividade, da discrição, da decoração extravagante foi uma invenção brasileira. E foi exportada: muitos países possuem motéis à brasileira", afirma Murilo Fiuza de Melo, autor do livro Os Motéis e o Poder, em entrevista à Deutsche Welle.

O Japão possui 30 mil love hotels, hospedagem destinada a encontros amorosos sexuais. Trata-se do país com o maior número deste tipo de acomodação. Diferente daqui, os love hotels costumam ficar em ruas específicas e não nas rodovias, e têm seu surgimento ligado às antigas casas de chá.

Já na Europa, esse tipo de empreendimento praticamente não existe. "Não existia na Europa. Mas nos últimos 15 anos começou a aparecer, principalmente na Península Ibérica. Foi muitas vezes uma iniciativa de descendentes de portugueses e espanhóis que mantinham motéis no Brasil e no México e retornaram aos seus países de origem levando a nova forma de negócio", conta o antropólogo Jérôme Souty, autor do livro Motel Brasil, para a Deutsche Welle.

Foi aqui que eles começaram a ser construídos tendo em mente a perspectiva da discrição e da privacidade. Para isso, a grande sacada foi a criação de um corredor de serviço e da garagem privativa dos quartos, que foram ideias do arquiteto brasileiro Paulo Pontes.

Os motéis na ditadura

Na época da ditadura, os motéis brasileiros tiveram que driblar a legislação. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Na época da ditadura, os motéis brasileiros tiveram que driblar a legislação. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Outra curiosidade desse tipo de serviço por aqui envolve o período de ditadura militar no Brasil. Isso porque o surgimento do primeiro motel, em 1968, ocorreu justamente nesse período.

O primeiro empreendimento foi instalado em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, pelo empresário Servando Fernandes Davila. Mas o tipo de negócio oferecido era contra os "bons costumes" da época, e havia uma lei que impedia hospedagens com curta permanência.

“Naquele tempo, eles impediam que se usasse o quarto menos de 24 horas. A lei era arbitrária, tinha que ficar 24 horas no quarto. Quando o casal saía antes, a polícia o abordava, perguntando se iam embora. Se falassem que iam, eles levavam para a delegacia, e eles ficavam presos por até 15 dias, por ato libidinoso”, contou Davila em 2014 em entrevista ao G1.

O estabelecimento era na beira da estrada. Para driblar a lei, o empresário buscou uma inspiração nos americanos: ele fez com que o local funcionasse como um clube. “Por um tempo funcionei como clube, por causa da polícia. As pessoas que eram sócias podiam usar os apartamentos com quem elas quisessem. A polícia não podia mexer, porque eram sócios do clube e não era uma hospedagem. No tempo da ditadura era difícil, era complicado, a polícia era muito arbitrária nisso daí”, contou ao G1.

Deu certo. Davila empreendeu no setor e, em poucos anos, abria motéis com inovações, como a presença de banheiros e garagens em todos os quartos. Foi também nesse primeiro motel que apareceu já um item que parece indissociável às hospedagens brasileiras: a banheira de hidromassagem. “Falavam que ninguém ia usar, mas fomos o primeiro motel do mundo, em matéria de hospedagem, com sauna, piscina, hidromassagem, tudo dentro do quarto”, afirmou.

Ainda assim, consta que a ditadura militar acabou financiando de maneira indireta a construção e a consolidação dos motéis. A razão disso foi que, por incentivo à indústria do turismo, surgiu em 1966 a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Com ela, foram lançados benefícios como incentivos fiscais e juros baixos que ajudaram na construção de novos empreendimentos.

"O ano do fatídico AI-5 foi o mesmo ano em que surgiram os primeiros motéis. E alguns militares viraram até sócios de tais estabelecimentos. Também aconteceu de eles usarem tais locais para espionar inimigos do regime", revela Murilo Fiuza de Melo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: