Ir para o espaço requer as tecnologias mais avançadas do mundo. Só que quando um astronauta precisa fazer cocô e está usando o uniforme espacial, não tem jeito: é necessário apelar para a boa e velha fralda. Agora, se você tiver uma solução melhor do que essa mande já para a NASA! Você pode ganhar US$ 30 mil se a ideia for aprovada – algo em torno de R$ 95 mil.

Aqui no Mega, a gente já explicou como funcionam os banheiros dos astronautas, entretanto eles só podem ser utilizados quando a roupa não está sendo utilizada. Retirá-la leva algum tempo, por isso é necessário apelar para as fraldas. Durante lançamentos, desembarques ou voos fora da nave, o astronauta fica sem outra opção.

O Desafio do Cocô Espacial – sim, o nome oficial é esse mesmo – estará aberto até o dia 20 de dezembro para quem inventar um design para o alívio dos astronautas que não requeira o uso de fraldas. Para isso, preste atenção a alguns detalhes: é primordial que o sistema inventado tenha autonomia de 144 horas, o equivalente a 6 dias, sem utilizar as mãos, já que esse é o tempo de ajustes em caso de despressurização da nave espacial.

Em vídeo, astronauta Richard Mastracchio explica os desafios de defecar no espaço

Também é preciso que o astronauta possa vestir a sua tecnologia em no máximo 5 minutos, pois ele tem até 60 para colocar todo o uniforme em caso de despressurização. A invenção precisa ser leve e funcionar em microgravidade, ou seja, na qual os resíduos sólidos, líquidos e gasosos não se misturam como na Terra. Achou fácil? Corre lá e traga esse “troféu” de m$%#@ para o Brasil!