Vídeo raro expõe condição médica que Adolf Hitler mantinha em segredo

11/04/2014 às 06:082 min de leitura

Quando vemos fotografias ou vídeos de Adolf Hitler, sempre nos deparamos com uma figura — além de odiosa — autoritária, com postura rígida e controlada. Afinal, tudo isso fazia parte da propaganda nazista, que “vendia” a imagem de invencibilidade e superioridade do líder. Contudo, um filme raro capturado um pouco antes da queda do Terceiro Reich revela uma condição médica que o Führer tentava esconder de todos e a todo custo.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Divulgado pelo Smithsonian.com, o material foi encontrado na década de 70 e mostra uma das últimas aparições de Hitler ainda vivo no exterior de seu bunker, um enorme abrigo de concreto construído sob a Chancelaria do Reich, localizada em Berlin. O objetivo da sequência era mostrar o Führer ainda no comando, condecorando jovens defensores do seu império, enquanto suas tropas começavam a cair pela Europa.

Propaganda

No entanto, em uma das cenas — que deveria ter sido cortada e destruída — é possível ver que Hitler já não conseguia mais controlar os tremores em uma das mãos. Segundo o Smithsonian, Theodor Morell, o homem calvo e de óculos que pode ser visto acompanhando Hitler de perto, foi seu médico pessoal durante muitos anos. Entretanto, apesar de toda a confiança que o Führer depositava nele, Morell falhou em diagnosticar a condição a tempo.

Segundo Richard Evans, professor da Universidade de Cambridge, Adolf Hitler começou a mostrar os sintomas do Mal de Parkinson durante a guerra. Morell percebeu os primeiros tremores no Führer em 1941 — primeiro na mão esquerda —, atribuindo o problema ao stress. O problema desapareceu temporariamente depois da detonação de uma bomba em julho de 1944, durante um atentado contra a vida de Hitler.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Contudo, algum tempo após o incidente os tremores voltaram, só que desta vez na mão direita. O diagnóstico de Parkinson só foi confirmado ao final da guerra, e, além dos tremores nas mãos, Hitler também começou a arrastar os pés e a adotar um tom de voz mais monótono ao falar, bem diferente da forma eloquente e inflamada com a qual costumava discursar no passado.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Aliás, como você pode ver no vídeo — por volta do minuto 2 —, é interessante observar a transformação de Hitler conforme a doença foi avançando. Em apenas quatro anos, é possível perceber que o Führer se torna menos ágil e deixa de manter a postura ereta, mostrando-se relativamente mais lento e com um porte mais encurvado. O problema debilitante de saúde parece refletir o colapso do já deteriorado Reich de Hitler.

O Mal de Parkinson é uma condição que pode afetar processos mentais, assim como o controle muscular e a postura. Contudo, testemunhas afirmam que a mente de Hitler se manteve lúcida até o final e, apesar de doente, o velho Führer às vezes “retornava” quando ele tinha seus famosos e assustadores acessos de ira.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: