Você já ouviu falar em Buraco de Fallstreak? Ele acontece quando a água nas nuvens cai abaixo da temperatura de congelamento, mas, mesmo assim, acaba não congelando por falta do chamado "nucleação de gelo" – algo que a água precisa para formar os cristais. Se ela estiver em um estado muitíssimo puro, vai continuar líquida e não congelar, já que necessita de algo externo a ela, como pó, por exemplo, para cristalizar e solidificar.

Então, quando algo acontecer nessa nuvem supergelada, é possível que apenas uma parte dela se solidifique e acabe condensando, caindo do céu e criando uma espécie de buraco. O fenômeno ainda é pouco conhecido e pouco estudado, tendo sido registrado pouquíssimas vezes ao redor do planeta.

No começo deste mês, entretanto, o fotógrafo David Barton registrou a formação rara, também chamada de nuvem de soco ou nuvem perfurada, na região de Victoria, na Austrália. Apesar do nome, entretanto, não se trata de um tipo de formação de nuvens. Barton publicou a imagem no Reddit, onde já foi visualizada mais de 2 milhões de vezes! No meio do buraco, ainda é possível ver a formação de um arco-íris.

Fenômeno meteorológico ainda é pouco conhecido pelos pesquisadores

E se você gosta de nuvens, precisa conhecer a iridescente, as ondas agitadas e a "gloriosa da manhã", ou se encantar com as nuvens superbaixas do Grand Canyon.

***

Você sabia que um pedaço de nuvem pode "cair"? Comente no Fórum do Mega Curioso