Projeto reúne voluntárias para cuidar dos filhos de mães que farão o Enem

18/08/2016 às 04:282 min de leitura

Na maioria das vezes, ter filhos é uma experiência enriquecedora, e, em muitos casos, são as mães que arcam com a responsabilidade de cuidar das crianças, ficando sem tempo para estudar, trabalhar e pensar em si mesmas – esse cenário é ainda pior entre quem tem dificuldades financeiras e não pode pagar para ter ajuda.

Foi pensando em amenizar um pouco o problema de mães que não têm com quem deixar os filhos que a jornalista Fernanda Vicente criou o “Mães no Enem”. Com foco bastante específico, a ideia é cadastrar voluntárias que se dispõem a cuidar dos filhos de mulheres que vão prestar o Enem, mas não têm com quem deixar as crianças nos dias de prova.

“O projeto Mães no Enem promove a aproximação entre as mães e as voluntárias pré-cadastradas. É de total responsabilidade da família da criança que seja feita uma análise minuciosa da vida da voluntária. Para isso o coletivo disponibiliza a ficha cadastral e documentos de cada uma das mulheres inscritas”, explica a descrição do projeto em sua fanpage no Facebook.

De acordo com Fernanda, em declaração publicada na Folha de São Paulo, mulheres de todo o país estão se oferecendo para levar a ideia para suas cidades. “Eu sou mãe e sei da dificuldade que é conciliar maternidade e estudo, então eu quero e vou ajudar”, disse.

Corrente do bem

Reprodução

Não foram apenas mães e voluntárias que se interessaram pela causa. Fernanda contou com o auxílio jurídico de Ana Bavon, que criou os formulários de inscrição e um termo de responsabilidade, para que as mães possam realmente saber com quem estão deixando seus filhos e, assim, evitar que pessoas de má-fé tentem se aproveitar da ideia.

As voluntárias precisam ter pelo menos 18 anos de idade e, além de preencherem a ficha de cadastro, devem enviar cópias do RG e de um comprovante de residência. Uma vez aprovadas, passam a fazer parte do banco de dados do programa, que tem o papel de unir as mães e as voluntárias inscritas.

“Eu gostei muito do projeto, porque existe mãe que precisa desse apoio e há gente querendo apoiar. Então não custa nada fazer o mínimo para que essa relação seja segura”, explicou Ana.

A prova do Enem acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro. A intenção é espalhar a iniciativa do projeto até lá para que o número de mães e voluntárias inscritas aumente e, assim, essas mulheres possam ajudar umas às outras. A gente aqui do Mega apoia muito essa iniciativa! Conte para a gente o que você achou dela.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: