Mineiros africanos encontraram o maior diamante extraído em 100 anos. A pedra achada em uma mina na região central-norte da Botswana possui mais de mil quilates e 7,8 onças, o que representa mais de 220 gramas. As informações foram cedidas por meio do site oficial da empresa Lucara Diamonds, que é responsável pela mina onde o item foi encontrado.

Com dimensões de 65 x 56 x 40 milímetros em sua forma bruta, a pedra é a segunda maior encontrada na história(sem vírgula) e só fica atrás do item achado em 1905 em uma mina da cidade de Pretória, na África do Sul. Essa joia foi batizada de diamante Cullinan e possuía 3,1 mil quilates, pesando mais de 6 quilogramas. A pedra foi cortada em inúmeras gemas, das quais duas estão entre as joias da coroa britânica.

Aqui no Mega nós noticiamos sobre o diamante azul que vale mais de US$ 10 milhões (R$ 37,5 milhões) e que também foi encontrado na mesma mina da grande pedra Cullinan, na África do Sul. Clicando aquivocê pode acessar a matéria que contém uma explicação interessante sobre os diamantes e quanto um quilate representa. A empresa Lucara Diamonds não deixou claro qual será o destino do diamante achado na Botswana.

Para ver quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo, clique aqui.

O que você achou do diamante encontrado na Botswana? Comente no Fórum do Mega Curioso