NASA lançará 'foguete kamikaze' para estudar o surgimento do Universo

05/06/2013 às 04:521 min de leitura

De acordo com a NASA, um foguete de sondagem em missão suicida será lançado na madrugada de hoje para amanhã para estudar o surgimento do Universo. O objetivo da agência espacial é capturar imagens em alta resolução que registrem vestígios da radiação emitida durante os estágios iniciais do surgimento do Universo.

Este é o quarto foguete da missão CIBER-4 — de Cosmic Infrared Background Experiment Four — a ser lançado pela NASA e, ao contrário das três espaçonaves anteriores, a que vai ser lançada hoje não será reaproveitada depois de concluir a captura de imagens. Trata-se de um foguete de sondagem de baixo custo equipado com câmeras capazes de fotografar em infravermelho, devendo alcançar altitudes de mais de 560 quilômetros da superfície da Terra.

Expansão

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Segundo os cientistas da missão, as primeiras estrelas supermassivas a surgirem no Universo produziram uma gigantesca quantidade de luz ultravioleta. As câmeras, ao capturar imagens no espectro do infravermelho, permitem que os pesquisadores estudem a expansão do Universo observando como as ondas ultravioletas mais curtas originais foram “se esticando” e se transformando nas ondas infravermelhas mais longas que podem ser vistas hoje.

O lançamento do foguete estava programado para ontem à noite, mas devido a alguns problemas técnicos, foi reagendado para hoje à meia noite (horário de Brasília). O experimento é de vital importância para a astrofísica, permitindo a investigação do processo de formação das primeiras galáxias. Contudo, as medições são tecnicamente muito difíceis de realizar.

O local de lançamento — Wallops Flight Facility, localizado na costa leste da Virgínia — será aberto ao público, e o foguete poderá ser visto no céu por residentes da região central do Atlântico.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: