Se você é um viajante muito observador, talvez você tenha notado que, na região central das cabines dos aviões existe um triangulozinho — geralmente vermelho ou preto — próximo a algumas poltronas. E se você ficou preocupado com a possibilidade de esse símbolo marcar alguma área problemática da aeronave ou de assinalar quem deve ser lançado para fora primeiro em caso de pane, não fique encucado!

De acordo com Cailey Rizzo, do site Travel & Leisure, os triângulos servem para indicar quais são os melhores locais para a tripulação poder dar uma checada nas asas dos aviões. A ideia é que eles consigam verificar se os flaps — aqueles dispositivos que são acionados pelos pilotos para aumentar ou diminuir a resistência com o ar — estão funcionando corretamente ou se a superfície da asa está ou não coberta de gelo, por exemplo.

Segundo Cailey, geralmente essas coisas são checadas antes das decolagens pelos pilotos ou pela equipe que fica em solo, mas a janelinha que fica sob o triângulo oferece o melhor ponto de visão para eventuais verificações por parte da tripulação. Aliás, esse local também oferece vistas mais privilegiadas para os passageiros que curtem tirar fotos ou fazer filminhos durante os voos, já que ele permite a captura de ângulos interessantes sobre as asas do avião.