Sapinho-pulga: o menor anfíbio e o menor vertebrado do mundo é brasileiro

09/03/2024 às 19:002 min de leituraAtualizado em 09/03/2024 às 19:00

Em um artigo publicado recentemente na revista científica Zoologica Scripta, um trio de pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual de Santa Cruz, de Ilhéus (BA), provou que um pequeno anuro brasileiro, conhecido como sapinho-pulga (Brachycephalus pulex), é o menor anfíbio e o menor vertebrado do mundo.

Um dos autores, o herpetólogo Mirco Solé, descobriu o pequeno sapo em 2011 em uma área de conservação privada chamada Reserva Serra Bonita, na região sul da Bahia. Segundo o estudo, a espécie parece habitar apenas dois topos de colina submontanas florestadas da região.

Logo após a descoberta, Solé já se perguntava se a espécie poderia ser considerada o menor anfíbio descoberto até então. No entanto, a quantidade de anuros coletada, além de insuficiente, não teve suas gônadas examinadas, o que é fundamental para confirmar se os indivíduos eram adultos.

Retornando à montanha dos sapinhos-pulga

(Fonte: Renato Gaiga/Reprodução)(Fonte: Renato Gaiga/Reprodução)

Para realizar o estudo atual — "De olho nos anfíbios: Qual é o menor vertebrado do mundo?" —, os pesquisadores tiveram que se aventurar pelas mesmas trilhas onde os espécimes originais foram capturados na primeira vez. Só que agora, antes de libertarem os 46 sapinhos-pulga analisados, eles mediram cada um, verificando sinais de maturidade através das gônadas.

Como as fêmeas têm um corpo 1 milímetro maior que o dos machos, Solé e seus colegas também verificaram a presença de fendas vocais em suas gargantas, uma característica exclusiva dos machos.

Falando à BBC, o curador de Herpetologia do Museu de História Natural da Dinamarca, Mark D. Scherz, que não participou do presente estudo, afirmou que, se tomarmos como conceito de "menor" apenas a medida linear, "os sapos são atualmente os claros vencedores".

O que as novas medições de sapos-pulga revelaram?

(Fonte: Mark D. Scherz)(Fonte: Mark D. Scherz/Reprodução)

Concluídas as medições, os pesquisadores comprovaram que os machos adultos do B. pulex têm um comprimento médio de apenas 7,1 milímetros, o que é um milímetro a menos do que a menor espécie de sapo do mundo até agora, o Paedophryne amauensis da Papua-Nova Guiné, conhecido como sapo-pigmeu.

O corpo de um B. pulex médio é menor do que uma ervilha, diz o estudo, estimando que dois sapinhos-pulga poderiam descansar tranquilamente sobre a unha de um dedo mínimo humano. Como esperado, as fêmeas se mostraram, em média, 1 milímetro mais compridas. O menor indivíduo medido tinha 6,45 milímetros de comprimento, 30% menor do que o menor sapo observado na expedição anterior.

Embora seja indiscutivelmente o menor vertebrado já observado, dizem os pesquisadores, é possível existirem criaturas ainda menores não descobertas. No entanto, a observação do B. pulex impôs alguns limites: a maioria desses microssapos têm algumas singularidades, como menos dedos que os sapos comuns, ou orelhas insuficientemente formadas, o que pode ser um traço de dificuldades para a espécie sobreviver.