Desafio 2009 VS. 2019: As pessoas estão envelhecendo mais devagar?

02/02/2019 às 11:002 min de leitura

Depois do desafio 2009 VS. 2019 deu para se surpreender como algumas pessoas que parecem ter sido conservadas em formol. Nele se posta duas imagens de si mesmo em uma rede social, uma foto atual e outra tirada há dez anos atrás. É claro que esse desafio pode não ser tão satisfatório para aqueles desafortunados que não envelheceram muito bem nesse intervalo de tempo. Diante dessa brincadeira, surgiu uma questão importante.

Por que alguns conseguem conservar a juventude por mais tempo que outros?

Esse é o tipo de pergunta que atrai pessoas como a doutora Myriam Gorospe do Instituto Nacional de Envelhecimento (NIA) e o especialista em envelhecimento Daniel Belsky. Belsky, professor assistente da faculdade de Columbia, tenta responder essa questão com a ciência e, não restam dúvidas: Suas pesquisas até agora comprovam que algumas pessoas realmente envelhecem "menos" do que outras no que diz respeito à idade biológica. E, vale lembrar aqui que temos uma idade cronológica - aquela contada desde o nascimento - e a idade biológica, referente ao nosso organismo.

Em declaração para a Inverse, Daniel explicou que cada pessoa possui uma taxa de envelhecimento - informação que está em seu estudo de PNAS feito em 2015. E, pasme, alguns podem envelhecer o equivalente a dois anos em 12 meses somente. 954 participantes de 26 anos de idade foram analisados por um período de doze anos. Marcadores biológicos como saúde cardiovascular, estado da gengiva e o colesterol total, dentre outros fatores, serviram de parâmetro para a pesquisa.

Descobriu-se que aqueles com a idade biológica mais avançada consequentemente tinham uma aparência mais velha, o que foi confirmado por meio de comparações ao fim da análise - quando os participantes completaram 38 anos. A genética têm um papel importante sobre essa taxa de envelhecimento dos indivíduos, mas fatores externos também possuem uma grande influência nisso (como abuso e maus cuidados durante a infância, por exemplo).

Será que a sociedade inteira está envelhecendo menos?

Sabemos que a depender da experiência de vida de cada indivíduo, o relógio biológico pode correr mais rápido ou mais devagar. Contudo, se fizermos uma observação em maior escala, parece que a sociedade como um todo está passando por um fenômeno de envelhecimento mais lento do que nunca. E isso não é apenas uma impressão. Um estudo publicado na revista Demography em 2018 demonstrou que homens entre 20 e 39 anos possuíam uma idade biológica 0.63 menor em 2007 e 2010 do que entre 1988 e 1994. Da mesma forma, as mulheres dessa faixa etária eram 1.27 biologicamente mais novas do que antes.

Daniel declarou que ainda não se sabe o motivo desse acontecimento, se ele ocorreu por mudanças no estilo de vida ou devido a alterações durante a primeira infância - o que pode ter influenciado o crescimento e desenvolvimento das pessoas. Mas, uma coisa podemos afirmar, as caras do desafio 2009 VS. 2019 provavelmente só parecem mais novas por conta de um bom ângulo ou daqueles filtros transformadores usados no Instagram.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: