Por que devemos usar o protetor solar diariamente?

14/11/2019 às 11:301 min de leitura

Não são raros os avisos de que é necessário se proteger do sol, mas ainda assim, muitas pessoas ainda se expõem aos raios solares sem passar o filtro ao longo do dia a dia. Os casos de câncer de pele são cada vez mais comuns, tornando necessária a recorrente divulgação de informações sobre o tema.

(Fonte: Pixabay)

No verão, enquanto as pessoas estão na praia ou em atividades ao ar livre, o protetor solar é utilizado com maior frequência, mas nos outros períodos do ano ele é deixado de lado. Apesar da capacidade de se regenerar, a pele acumula os danos sofridos com o tempo, e isso se reflete no surgimento de manchas, sardas e mesmo no envelhecimento precoce da pele.

Os raios UVA e UVB são invisíveis aos olhos humanos e possuem o potencial de penetrar na pele, danificar o DNA das células e favorecer o surgimento de câncer. Enquanto os raios UVA não são interceptados pelas nuvens e são os responsáveis pelas manchas na pele, os raios UVB, por sua vez, podem provocar queimaduras, vermelhidão e ardor. 

(Fonte: Pixabay)



Hoje, existe uma infinidade de filtros e na hora de escolher é recomendável usar um protetor solar específico para o rosto, que tem a pele mais sensível, e outro para o resto do corpo. É importante aplicar um produto que tenha o fator de proteção adequado para a pele 30 minutos antes de sair de casa.

Tipos de protetores 

O protetor solar físico consegue refletir a radiação e não é absorvido pela pele devido à sua composição, sendo recomendado para crianças e pessoas com alergias. Já o protetor solar do tipo químico consegue absorver a radiação, protegendo a pele de queimaduras de acordo com seu fator de proteção. Algumas formulações combinam os dois tipos a fim de proporcionar o efeito fotoprotetor. Para as mulheres, é necessário passar o protetor depois do hidratante e antes da maquiagem.

Se atentar à quantidade necessária em cada aplicação nunca é demais: nas regiões do rosto e pescoço, cada uma delas deve contar com a aplicação de uma colher de chá. Já nas demais áreas, como na barriga e nas costas, é recomendável aplicar o equivalente a duas colheres de chá.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: