Para que servem os rebites de metal nos bolsos das calças jeans?

18/07/2023 às 11:002 min de leitura

Não há dúvidas de que as calças jeans são peças básicas no guarda-roupa de diversas pessoas ao redor do globo. Elas já estão na ativa há algumas centenas de ano, mas seu visual sofreu algumas mudanças desde que o modelo original foi inventado.

Por exemplo: você sabia que aqueles botões dourados que encontramos em praticamente qualquer modelo atualmente não estavam ali o tempo todo? E qual é a verdadeira utilidade para eles? Caso tenha essa dúvida, basta continuar sua leitura para descobrir mais sobre o assunto.

Necessidade pela durabilidade

Para entender a história da adição dos botões nos jeans, é preciso voltar um bocado no tempo, mais precisamente por volta do ano 1892. Foi nessa época que Jacob Davis, um alfaiate americano, pensou na adição desses rebites de cobre nos bolsos das calças.

Nessa época, Davis costumava receber diversas calças para reparos, especialmente de algumas classes de trabalhadores, como os vaqueiros. Em praticamente todas as ocasiões os bolsos dos jeans desses profissionais chegavam rasgados, levando-o a projetar uma solução para o problema que fosse duradoura.

No passado, ausência dos rebites de cobre comprometia a durabilidade das calças jeans. (Fonte: GettyImages)No passado, ausência dos rebites de cobre comprometia a durabilidade das calças jeans. (Fonte: GettyImages)

Foi nesse momento que ele começou a adicionar os rebites de cobre em cada terminação das costuras, o que ajudou os bolsos a se tornarem mais resistentes. Dessa forma, não apenas os vaqueiros, mas vários outros trabalhadores do século XIX puderam preservar seus jeans por mais tempo.

Entretanto, Davis percebeu que essa ideia era ótima, mas ele não conseguiria registrar essa invenção sem ajuda financeira. Foi aí que ele pensou em convidar Levi Strauss, seu amigo e fornecedor de tecidos (e também o responsável pela criação da marca Levi's), para criar a patente em conjunto. O pedido foi enviado e, em maio de 1873, aceito pelos órgãos responsáveis da época.

Criação dos jeans modernos

Graças à ideia dos botões criada por Davis e a obtenção da patente, os jeans com rebites de cobre passaram a ser criado em grande escala a partir de 1890. Desse momento em diante, uma nova moda foi criada, aumentando a durabilidade da vestimenta e fazendo esse quesito ser um dos mais importantes por quem busca esse modelo de calça.

Por falar nos botões, outra coisa referente aos jeans que é bem antiga e permanece em alguns modelos atuais é a presença de um pequeno bolso dentro de algum outro maior. Muitos imaginam que hoje em dia eles estão ali para guardar moedas, mas sua ideia original era preservar relógios para que não se quebrassem durante o trabalho (e por isso mais um motivo para que os bolsos se tornassem mais resistentes).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: