Qual é o momento certo para ter intimidade em um relacionamento, segundo a ciência?

06/10/2023 às 03:002 min de leitura

Em meio à empolgação dos primeiros encontros e à promessa de um novo relacionamento, muitas vezes surge a pergunta: quanto tempo devemos esperar antes de dar o próximo passo e tornar a intimidade parte de nossa conexão? Essa questão é recorrente quando nos encontramos nos estágios iniciais de um relacionamento, e as respostas podem variar consideravelmente

Em um passado não muito distante, as normas sociais ditavam que os casais deveriam esperar até o casamento para se envolver intimamente. Hoje, já vemos com mais frequência casais que optam por avançar rapidamente nesse aspecto. Mas o que a psicologia tem a dizer sobre o timing ideal?

Adiar a intimidade

Casal de mãos dadasCasal de mãos dadas

Um estudo de 2010 concluiu que a restrição sexual estava associada a melhores resultados de relacionamento. Ou seja, esperar mais tempo antes de iniciar um envolvimento mais íntimo estava relacionado a uma maior satisfação conjugal no futuro.

Outra pesquisa, conduzida em 2012, chegou a conclusões semelhantes, sugerindo que o adiamento do envolvimento sexual poderia estar associado a uma maior qualidade do relacionamento em diversas dimensões.

Além disso, o estudo concluiu que a associação entre o ritmo e a qualidade do relacionamento foi, em grande parte, impulsionada pela coabitação, ou melhor, pela coabitação precoce.

Essas análises desafiam a noção convencional de que os casais devem verificar se há compatibilidade sexual antes de se comprometerem mais profundamente.

Perspectivas diferentes

Esses estudos são inerentemente subjetivos, baseando-se muitas vezes em dados autorrelatados, que podem ser influenciados por opiniões e outras questões subjetivas, tanto dos entrevistados quanto dos entrevistadores.

Além disso, muitas pesquisas nessa área se concentraram em grupos específicos e, frequentemente, apenas em casais heterossexuais. Portanto, há diferentes perspectivas na área de sexo e relacionamentos que não foram exploradas.

Por isso, essas conclusões não são unânimes. Embora a ciência forneça algumas perspectivas, a decisão de quando se tornar íntimo com um novo parceiro é uma escolha pessoal.

Casal em sintoniaCasal em sintonia

A decisão sobre quando um casal deve se relacionar intimamente é altamente pessoal e depende das preferências, valores e níveis de conforto individuais de cada envolvido. Não há um "tempo certo" universalmente definido para isso, e o que funciona para um casal pode não funcionar para outro.

Ou seja, não há uma regra rígida que defina um período específico de tempo que os casais devem esperar antes de se envolverem intimamente. Em vez disso, é importante que ambos os parceiros comuniquem seus desejos, limites e expectativas e estejam em sintonia um com o outro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: