Chuck Wepner: o peso-pesado que lutou contra Muhammad Ali e inspirou Rocky Balboa

16/12/2023 às 10:002 min de leitura

Quando Chuck Wepner entrou no ringue para enfrentar Muhammad Ali pelo cinturão dos pesos-pesados do boxe em 1975, a maioria dos telespectadores pensou que a luta acabaria em um segundo. Wepner era considerado lento e desajeitado, enquanto Ali estava no topo de sua performance física. Contudo, em 24 de março daquele ano, foi o azarão quem desferiu o primeiro grande golpe da noite.

A partir daquele momento, Wepner passou a representar algo dentro do boxe que nenhum outro lutador havia feito: a ideia de que, na noite certa, qualquer lutador pode competir contra um campeão. Quem também se sentiu inspirado por essa luta foi Sylvester Stallone, que ficou tão apaixonado pela convicção do azarão que acabou roteirizando Rocky: Um Lutador (1976), baseando seu protagonista Rocky Balboa naquele evento. 

Começo de carreira

Nascido em Nova York em 1939, Chuck Wepner sempre teve dentro de casa um pai boxeador profissional, Charlie, mas não decidiu seguir o mesmo caminho imediatamente. Em vez disso, o jovem Chuck tentou criar uma carreira em torno do basquete, sem sucesso. Quando se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais aos 17 anos, ele descobriu sua paixão pelo boxe.

Em 1964, ele foi chamado pelo técnico de boxe da Liga Atlética da Polícia para lutar dentro da categoria de pesos-pesados. Seis anos depois, sua carreira havia decolado. Porém, foi apenas em 1975 que Wepner tornou-se candidato a disputar o título contra Muhammad Ali — o maior ícone da história do boxe e um dos atletas mais renomados de todos os tempos.

Mesmo sendo o azarão, Wepner ganharia US$ 100 mil apenas por lutar, o que seria excelente para a sua carreira. Mas o resultado foi ainda mais impressionante: os dois homens trocaram socos por nove rounds e nenhum deles parecia estar prestes a cair. Em seguida, Chuck desferiu um golpe no peito de Ali que mandou o campeão ao chão. Recuperado do golpe, no entanto, a lenda do boxe acabou derrotando Wepner no último round. 

Processo de Wepner contra Stallone

(Fonte: Steven Henry/Getty Images)(Fonte: Steven Henry/Getty Images)

Inspirado por essa luta fenomenal, Sylvester Stallone acabou escrevendo e estrelando o primeiro filme da saga Rocky em 1976, apenas um ano após a luta de Wepner e Ali. Porém, embora Stallone tenha recebido vários elogios por sua obra, o que lhe tornou um dos maiores atores de Hollywood, uma pessoa foi deixada para trás: o próprio Chuck Wepner. 

Apesar de ter sido a inspiração para o filme, o lutador nunca recebeu nenhum crédito ou reconhecimento do astro dos cinemas, muito menos uma compensação financeira. Em 2003, então, ele anunciou que entraria com uma ação judicial contra Stallone. O caso foi resolvido por um valor não revelado pelas partes três anos depois, mas também abriu caminhos para Wepner.

Por um lado, ele poderia dizer que era oficialmente o homem em que Rocky se baseou e poderia fazer um filme sobre sua própria vida sem quaisquer represálias legais, o que realmente acabou acontecendo em 2016 com o lançamento de Chuck, estrelado por Liev Schreiber no papel do protagonista. Essa talvez tenha sido a vitória final do lutador depois de alguns anos difíceis.

Após se aposentar do boxe em 1979, ele foi condenado por porte de entorpecentes e sentenciado a 10 anos de prisão em 1985, embora tenha cumprido apenas 17 meses. Agora, aos 84 anos, Chuck Wepner segue firme e forte. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: