Vril-Ya Bazaar: a história da 'primeira convenção de ficção científica' do mundo

14/01/2024 às 10:002 min de leitura

Em 1891, o Royal Albert Hall de Londres foi palco de um evento extraordinário que marcaria a história das convenções de ficção científica: o Vril-Ya Bazaar. Este acontecimento, inspirado no romance vitoriano Vril: The Power of The Coming Race de Edward Bulwer-Lytton, não foi apenas uma feira de caridade, mas também um precursor das modernas conferências de fãs, como a Comic-Con e a WonderCon.

O feito foi uma criação do Dr. Herbert Tibbits, fundador do West End Hospital e da School of Massage and Electricity em Londres. Tibbits, conhecido por suas extravagantes arrecadações de fundos, viu na obra de Bulwer-Lytton a inspiração perfeita para seu próximo evento. O livro, publicado em 1871, descreve uma raça subterrânea super-humana com habilidades avançadas de cura, intelecto, telepatia e até voo, e rapidamente se tornou um fenômeno cultural na Inglaterra vitoriana.

Um espetáculo de ficção científica e história

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O bazar, realizado entre 05 e 10 de março de 1891, transformou o interior do Royal Albert Hall em um mundo exótico, repleto de imagens inspiradas no romance. As paredes foram adornadas com padrões egípcios antigos, manequins alados pendendo do teto, além dos participantes, que se vestiram com trajes que remetiam aos personagens do livro.

Além da decoração elaborada, o evento ofereceu uma variedade de atividades e entretenimento. Havia estandes de mercadorias, shows de mágica, leituras dramáticas, recitais de órgão e até um "cão demônio" que supostamente lia mentes. Um destaque curioso foi o Bovril, uma bebida saborosa feita de extrato de carne que foi uma homenagem ao poder do Vril, mencionado no livro.

Sucesso cultural, fracasso financeiro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar do fascínio e da cobertura intensa da imprensa, o Vril-Ya Bazaar não foi um sucesso financeiro. As críticas ao evento foram mistas, com alguns achando a decoração e os trajes pouco atraentes e até vulgares. Originalmente programado para durar três dias, ele foi estendido por mais dois na tentativa de recuperar algumas das perdas financeiras. Infelizmente, o evento resultou em um prejuízo de 1.600 libras para Tibbits — uma quantia extremamente significativa para a época — que o levou à falência.

Embora a convenção não tenha sido um sucesso estrondoso, sua realização foi um marco significativo na história da cultura pop. Foi um dos primeiros eventos a reunir entusiastas deste gênero, estabelecendo um modelo para os futuros encontros de fãs. 

O Vril-Ya Bazaar pode não ter sido uma grande vitória imediata, mas seu legado como precursor das convenções de ficção científica modernas é inegável. Foi uma celebração pioneira da imaginação e da criatividade, um evento que antecipou o fenômeno global das feiras de fãs e a ascensão da cultura geek como conhecemos e aproveitamos atualmente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: