6 práticas usadas para aumentar a longevidade pelo mundo

12/02/2024 às 02:002 min de leitura

Você já se questionou como algumas pessoas conseguem desafiar a morte e viver por anos e anos sem muitos problemas de saúde? A fórmula para a juventude é algo que os seres humanos buscam há muito tempo, sempre na procura por novas soluções científicas que nos façam poder sobreviver mais.

E para a nossa sorte, a longevidade não é apenas uma questão genética. As escolhas de estilo de vida também têm grande influência nesse processo. Quer saber o que você pode fazer para aumentar suas probabilidades de viver alguns anos a mais do que a média das pessoas? Conheça só essas seis práticas usadas ao redor do mundo para aumentar a longevidade!

1. Consumir azeite

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um dos grandes segredos da longevidade parece estar escondido no passado culinário da Grécia e da Itália: o azeite de oliva. Usado para regar tudo quanto é alimento, desde salada a pão, esse líquido é carregado de antioxidantes que combatem diversos problemas de saúde.

Esteja você refogando, temperando alimentos ou até mesmo hidratando sua pele com azeite, há quem diga que ele sempre estará lá para te fornecer uma vida mais longa e saudável.

2. Beber vinho tinto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Celebrado como um segredo de longevidade em vários cantos do mundo, o vinho tinto é usado por várias culturas há muito tempo. Os franceses desenvolveram a arte de beber esse líquido até chegarem na velhice, creditando seu caso de amor com o vinho tinto à saúde vascular. Na Itália, por sua vez, uma dose diária de vinho é vista como primordial para manter os problemas médicos afastados.

Essas pessoas acreditam que os antioxidantes presentes em cada gole combatem a devastação do tempo, transformando as rugas em meras linhas de sorriso. Portanto, lembre-se sempre de brindar os bons momentos!

3. Eliminando o estresse na sauna

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As sessões de sauna, uma tradição consagrada em muitas culturas, são como o dia de spa que os nossos ancestrais nunca souberam que precisavam. E um lugar que valoriza bastante essa prática é a Finlândia, onde as saunas não são apenas um modelo de negócio, mas também um estilo de vida.

Ir para a sauna promove a circulação sanguínea, limpa os poros e deixa você se sentindo tão rejuvenescido quanto após aquela gloriosa soneca. 

4. Pratique o cochilo espanhol

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na Espanha, a famosa soneca do meio-dia transformou-se numa instituição cultural. As sestas, como são chamadas, não são apenas uma pausa na agitação diária, mas uma tradição acalentada que demonstra a paixão dos espanhóis pelo lazer. Em geral, estudos mostram que sonecas rápidas podem recarregar nosso corpo para encarar o restante do dia.

Então, da próxima vez que você estiver lutando contra a letargia pós-almoço, siga o exemplo dos espanhóis e dê uma mini dormida. Isso não é um sinal de fraqueza, mas sim uma forma de se energizar para a vida.

5. Beba bastante chá

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Entre as diversas práticas de longevidade ao redor do mundo, talvez uma das mais aclamadas sejam os valiosos chás chineses. Como um elixir da vitalidade, essas bebidas tornaram-se uma tradição e um gole de sabedoria atemporal. E existem bons motivos para isso.

À medida que as folhas se misturam com a água quente, elas liberam não apenas sabores, mas também nutrientes valiosíssimos para a vida. 

6. Desfrute de fontes termais

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em um ambiente tomado pelo frio, os islandeses aprenderam que o ar puro e as vistas deslumbrantes de sua região podem ser desfrutadas de uma maneira mais acolhedora: em fontes termais. Na Islândia, uma vida limpa começa com ar puro e um belo banho nas águas naturais quentes espalhadas pelo país.

As fontes termais não são apenas para os turistas aproveitarem, mas também um recurso cultural para se livrar do estresse diário e das toxinas que fazem nossos corpos envelhecerem. Portanto, é quase como se eles tivessem encontrado a "fonte da juventude" no quintal de suas casas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: