Qual é a população que acorda mais cedo no mundo?

31/01/2024 às 13:002 min de leitura

Para muitos, ver que há pessoas que acordam cedo voluntariamente pode parecer algo incompreensível, afinal de contas, dormir está entre uma das atividades mais relaxantes. Mas você sabia que há países em que seus habitantes ganharam a fama de acordarem mais cedo no mundo? Onde eles estariam localizados?

Antes de tudo, é importante lembrar que não se trata de uma análise dos casos em que as pessoas se acostumaram a reduzir de forma significativa o período de sono devido a uma rotina apertada ou mesmo como resultado de hábitos nocivos, a exemplo de acessar redes sociais e maratonar séries e filmes de madrugada — algo que, além de minar a energia e comprometer a saúde no longo prazo, provoca efeitos nocivos na memória.

Trata-se, portanto, de um levantamento que considera o horário médio em que as pessoas costumam despertar, ainda que não represente toda a população de um determinado local e nem os motivos por trás disso.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os países em que as pessoas acordam mais cedo no mundo

Quem acredita que essas localidades das primeiras posições estejam na África e América do Sul, acertou. África do Sul, Colômbia e Costa Rica são os três países no topo do ranking mundial, com populações que acordam às 6h24, 6h31 e 6h38, respectivamente, segundo um levantamento divulgado pelo World Population Review.

Na quarta posição, a Indonésia aparece logo atrás, às 6h55. A partir das 7h, temos listados: México (7h09); Japão (7h09); Nova Zelândia (7h11); Austrália (7h13); Suíça (7h13) e República Checa (7h15).

Grécia e Arábia Saudita, por outro lado, figuram como os países em que as pessoas dormem até mais tarde no mundo, ou melhor, pelo menos até 8h25 e 8h27. Em alguns casos, é possível notar que a diferença nas médias é bem pequena.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

E o Brasil?

Talvez isso seja passível de discussão, já que estamos falando de um país de dimensões continentais, mas o Brasil não fica tão atrás assim no levantamento. Por aqui, as pessoas costumam acordar às 7h31. No ranking, nosso país ocupa uma posição intermediária (21ª colocação).

E se por um lado o Brasil aparece atrás da Alemanha, onde a população acorda às 7h25, ele está na frente do Canadá (7h33); Índia (7h36), e até mesmo da Coreia do Sul (7h38) e China (7h42). O mesmo vale para Espanha (8h05), Rússia (8h06) e Portugal (8h22).

Ou melhor, são estes três últimos justamente os que aparecem na mesma faixa de horário da Grécia e Arábia Saudita. Apesar de não haver nenhum fator que explique o motivo concreto dessas diferenças de horários, não deixa de ser um indicador bastante interessante.

No caso da Colômbia, por exemplo, há quem aponte que fatores culturais e mesmo a posição geográfica estão por trás disso. Em outros locais, os índices de congestionamento também devem atuar. Mas no final das contas, em nenhum lugar a média de horários passa das 9h, por motivos bem compreensíveis dentro do mundo adulto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: